I - Histórico do Muay Thai (Tailândia)
O Muay Thai, o qual também é conhecido como Boxe Tailandês é uma Arte Marcial Tailandesa milenar. A origem do Muay Thai esta na própria essência do povo Tailandês. Porém a corrente majoritária dos historiadores e Mestres de Muay Thai sustenta que:
A origem do seu povo se deu na província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Muitas gerações atrás os povos migraram da China para o local onde atualmente é à Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura.
Da China, até o seu destino final, os Tailandeses sofreram muitos ataques de outras tribos, de bandidos, de animais, e também foram acometidos de muitas doenças. Como forma de proteção e conservaram uma boa qualidade de vida, eles criaram um método de luta chamado "Chupasart". Este método de luta e autodefesa fazia uso de diversas armas como, por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc.
No treinamento do "Chupasart", ocorriam freqüentes acidentes ocasionando graves ferimentos aos praticantes. Por tais motivos os tailandeses desenvolveram um método de luta sem armas, minimizando os riscos de graves ferimentos, mesmo em tempos de paz.
A priori, o Muay Thai assemelhava-se ao Kung Fu Chinês. Um fato normal devido à origem do povo Tailandês. O antigo Muay Thai utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Ao passar dos séculos, sofreu modificações e transformou-se no atual estilo de luta.
Na maior parte da história tailandêsa o Muay Thai manteve sua popularidade entre os tailandeses. Destacando o período do Rei Pra Chao Sua ou "Rei Tigre". Um dos maiores lutadores de Muay Thai da história da Tailandesa. Durante o seu reinado o Muay Thai fazia parte da preparação militar e era ensinado em todas as escolas.
Destacando-se outro grande lutador Tailandes chamado Nhai Khon Tom. Segundo as lendas ele foi capturado pelos Birmaneses durante um dos inúmeros conflitos com os Tailandeses. Quando capturado, foi-lhe oferecida à liberdade se ele conseguisse derrotar alguns lutadores Birmaneses. O resultado foi que ele foi libertado após vencer seguidamente 12 lutadores Birmaneses.
Por volta do ano 1920, os lutadores não utilizavam luvas ou proteção. Apenas tiras de algodão, tiras de cânhamo ou de crina de cavalo enroladas nas mãos, cascas de cocos como protetor genital e faziam uso de cola e vidro moído nas ataduras em determinadas lutas, porém não confirmado pela corrente majoritária dos historiadores. As lutas não possuíam divisões de pesos, nem intervalos, apenas terminado com nocaute, grave lesão ou até mesmo à morte dos lutadores.
Após a década de vinte, foram introduzidas algumas regras do boxe inglês no Muay Thai devido ao alto grau de lesões que estavam ocorrendo entre os lutadores. Dentre elas as divisões por peso, o uso de luvas, a inclusão dos rounds e também a inclusão do árbitro central juntamente com os juízes laterais. Mas, muitas coisas restaram das antigas lutas, como o uso de um conjunto musical com antigos instrumentos e que serve para dar o ritmo da luta. Conforme a luta está muito amarrada, sem ação, os músicos aumentam o ritmo de sua música para aumentar o ritmo de luta dos lutadores. Outra tradição mantida é o uso do Wai Kru. O qual é uma dança ritual que serve para homenagear o treinador, seus pais, sua escola de Muay Thai, os antigos lutadores de seu ginásio, seus professores na escola, etc.
Outra tradição que é mantida no Muay Thai é o uso do "Mongkon" que é uma faixa a qual é colocada na cabeça dos lutadores para protegê-los antes da luta e que é retirada após o Rammuay. A "Kruang" é uma corda trançada que é colocada em um ou nos dois braços do oponente também com o objetivo de proteção, suas cores estão relacionadas com as preferências de cores do lutador, no Brasil é usado como graduação. A "Kruang" não é retirada após o Rammuay, como o "Mongkon", ela permanece com o lutador por toda a luta.
Na Tailândia as academias e ginásios são chamados de "campos" de Muay Thai. A rotina em um ginásio é muito diferente da rotina do Ocidente. Os lutadores começam a praticar a arte tailandesa a partir dos seis ou sete anos de idade. Mudando-se para o ginásio, morando em alojamentos junto com outros lutadores. A obrigação do treinador é providenciar: comida, roupas, acompanhamento médico, e estudo para o lutador. Em contra partida, o lutador deve simplesmente treinar arduamente e também cuidar da limpeza do ginásio. Mas, o maior compromisso deste lutador é esforçar-se para ser o melhor lutador, um verdadeiro campeão. Quando o lutador vai lutar, geralmente uma vez por mês, ele concorre à um prêmio em dinheiro, este prêmio é dividido entre o lutador e o seu treinador. Sendo que a maior parte do dinheiro vai para o treinador. Na Tailândia também é permitido apostar nas lutas, e o treinador geralmente também aposta em seu próprio lutador, conseguindo assim mais algum dinheiro. Em toda à Tailândia existem milhares de campos de treinamento, cada campo é dirigido por um treinador principal, que também conta com a ajuda de seus auxiliares e com o gerenciamento de um promotor, o qual promove os lutadores deste campo. Mas, muitas vezes o treinador também é o promotor do ginásio.
Em Bangkok existem dois grandes estádios aonde pode-se ver lutas de Muay Thai, eles são o Lumpini e o Rajadamnerm, Cada um deles tem lutas em dias diferentes. Alguns dias por semana, principalmente aos domingos, também passam lutas de Muay Thai pela televisão.
No Ocidente existem muitas academias de Muay Thai, onde muitas delas participam do evento K-1, que hoje é um dos maiores eventos do mundo.
O Muay Thai também é bastante difundido na Holanda, Austrália, Inglaterra, França, Brasil, Japão, Coréia, Estados Unidos, etc.
II - Utensílio e rituais do Muay Thai (Tailândia)
Mongkon: é uma corda trançada em forma de coroa com uma ponta que é usada e colocada na cabeça dos lutadores, na qual pertence ao seu treinador. É retirado pelo treinador antes de se iniciar o combate e simboliza toda a energia, gratidão e dedicação daquela escola com o passar dos anos, ou seja, o Mongkon é o símbolo material da perseverança e honra de seus ancestrais.
Ram Muay: é uma dança E o ri timo musical tocado, um ritual que antecede um combate. O Muaythai segue a doutrina budista em suas saudações e costumes. Seu ritmo lento cujos movimentos servem de concentração para ambos os lutadores, sendo acompanhado por uma musica típica tailandesa após o WAI KRU (a baixo verá significado), o boxeador ajoelha-se com a face voltada em direção à sua escola, cobre os olhos com as luvas e recita curtas orações (cada escola tem sua forma de apresentação, executando movimentos diferentes).
Kruang ou Prajied: é uma corda trançada que é usada em um ou nos dois braços (bíceps) do boxeador. Na qual tem a finalidade de mostrar o nível de graduação do boxeador. Segundo os tailandeses, após benzê-lo e fazer alguns banhos com ervas sagradas, tem a finalidade de proteger o lutador. Na Tailândia o Prajied é usado como proteção e também como graduação no Brasil.
Wai Kru: significa respeito ao professor (Whai Significa respeito e Kru Significa Professor), é um ritual característico do Muay thai, que resume claramente a essência espiritual e cultural dos ancestrais guerreiros tailandeses. O Whai Kru é realizado sempre antes do inicio das lutas e é acompanhado pela musica tradicional tailandesa que possui um ritmo lento e marcado.
III - Filosofia do Muay Thai (Tailândia)
A AFKM, FIKAM e CBMTK utilizam o sistema tailandês de saudação, ao entrar e sair do local sagrado de treino, também ao ver o treinador e colegas de treino, usando a expressão Muay Thai, Muay ou Ossi, que significa todo o respeito ao próximo, ao local de treino, Grão Mestres, Mestres, Professores, Instrutores e alunos.
IV - Modo de graduação pela AFKM, FIKAM e CBMTK (Brasil)
O aluno se enquadra da graduação branca até azul clara ponta azul escura, quando chega na graduação azul escura se torna um Instrutor que poderá dar aulas sob a supervisão da AFKM com a autorização da FIKAM e CBMTk, na sequência o Instrutor Máster que é da graduação azul escura ponta preta, quando se torna grau preta o atleta é denominado professor, após existem os Mestres e Grão Mestre.
Graduações:
Branca (Iniciante)
Branca ponta vermelha (Iniciante)
Vermelha (Iniciante)
vermelha ponta azul clara (Intermediário)
Azul clara (Intermediário)
Azul clara ponta azul escura (Intermediário)
Azul escura (Instrutor Auxiliar)
Azul escura ponta preta (Instrutor Master)
Preta (Professor)
Preta e Branca (Mestre)
Preta Branca e Vermelha (Grão-Mestre)